Diário de Bordo

     As aulas de Psicologia da Educação no Mestrado em Ensino de Educação Física em Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto iniciaram-se com uma abordagem prática e interativa.

     Na aula 1, os alunos participaram numa dinâmica denominada de "praça pública", onde responderam a perguntas escritas no quadro e, posteriormente, interagiram entre si com base em números atribuídos aleatoriamente. Esta atividade teve como principal objetivo promover a interação, quebrar o gelo e dar início à criação de um ambiente de grupo coeso. No final, foi proposta a criação de um emblema pessoal, dando início ao desenvolvimento da identidade individual dentro do grupo.

     Na aula 2, foi realizado o jogo da "salada de frutas", uma variação lúdica do jogo das cadeiras, que continuou a promover a integração entre os colegas. Seguiu-se a apresentação dos emblemas individuais em pequenos grupos, que serviram de base para a criação de um emblema coletivo. Foi ainda lançado o desafio de criar um emblema representativo de toda a turma, a ser apresentado às restantes turmas numa aula teórica.

    A aula 3 teve um carácter mais reflexivo. Cada aluno assumiu o papel de professor para identificar as suas maiores dificuldades e os seus pontos fortes. Em grupo, estas reflexões foram debatidas, ampliando-se a discussão para os desafios do contexto profissional. Esta partilha permitiu aos alunos reconhecerem-se nas experiências dos colegas e pensar criticamente sobre o futuro enquanto profissionais do desporto.

    Na aula 4, deu-se início à construção do emblema da turma, escolhendo-se o azul como cor predominante e juntando-se as mascotes mais representativas. O lema definido foi: "Ninguém pode deter quem nasceu para vencer". Paralelamente, os alunos foram desafiados a relembrar os critérios de avaliação da unidade curricular e a pesquisar projetos educativos na área do desporto, como "A Hora dos Super Quinas", que serviu de inspiração para um aprofundamento posterior.

    A aula 5 centrou-se no projeto "Eu quero ser Professor". Os alunos expressaram os seus receios e objetivos enquanto futuros profissionais. Uma das atividades propostas foi a reflexão "O líder que sou, o líder que quero ser", onde cada aluno identificou as suas forças e os aspetos a melhorar. Um exemplo destacado foi a gestão de conflitos com pais de atletas, tendo sido analisadas as causas, manifestações e possíveis estratégias de melhoria, fundamentadas em bibliografia como The Parent-Coach Partnership, de John O'Sullivan. Foram definidos objetivos específicos, como organizar reuniões com os pais e clarificar as funções no contexto desportivo.

     Na aula 6, realizou-se a atividade da "Bola Positiva", em que cada aluno, ao receber a bola, refletia sobre um tema nela escrito. Esta dinâmica promoveu o pensamento positivo e o reforço das relações interpessoais. Em seguida, cada aluno teve a oportunidade de reestruturar o seu projeto individual com o apoio do professor e das ideias partilhadas pelos colegas.

    A aula 7 envolveu dois grupos em atividades paralelas: um grupo participou numa dinâmica com bola, respondendo a questões da "Bola Positiva"; o outro criou jogos com regras próprias. Esta sessão promoveu a criatividade, o trabalho em grupo e a expressão individual.

    Na aula 8, foi promovida uma rotação de pares, em que os alunos dialogaram sobre os seus projetos individuais e revisitaram os temas já abordados em aulas anteriores. Este exercício de síntese contribuiu para consolidar aprendizagens e reforçar a coesão do grupo.

    A aula 10 marcou o início da fase mais prática da unidade curricular, com decisões importantes sobre o trabalho em grupo. Os alunos começaram a elaborar a Unidade Didática e partilharam entre si os temas escolhidos, beneficiando da troca de ideias e da diversidade de propostas apresentadas.

    Na aula 11, realizada a 19 de maio, os grupos continuaram a trabalhar na preparação da Unidade Didática e dos respetivos Planos de Aula (PA), aprofundando os conteúdos e estruturando o seu trabalho final.

    A aula 12, realizada no exterior, a 26 de maio, teve como tema central a saúde no desporto e o papel do professor nesta dimensão. A reflexão começou com a análise de uma escultura simbólica – um pódio com uma coluna por detrás –, transmitindo a mensagem de que a ética se sobrepõe à vitória. Seguiu-se uma dinâmica de debate com base em quatro posições distintas sobre a definição de saúde, incentivando os alunos a refletirem sobre a forma como encaram a sua própria saúde e a importância de promover hábitos saudáveis, em detrimento de um foco exclusivo nas componentes técnicas e competitivas do desporto.

    Em suma, visto que tenho estatuto de trabalhador-estudante, e não podendo estar presente em grande parte das aulas, elaborei um diário de bordo das aulas práticas em que estive presente. No entanto devo admitir que a frequência das aulas foi bastante enriquecedora. 

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